sábado, 27 de novembro de 2010

Gigantes do Jornalismo Esportivo: Popular da Tarde


Este espaço é usado para relembrar gigantes da crônica que infelizmente não são muito lembrados. Porém hoje iremos falar sobre um jornal de esportes que fez grande sucesso entre os fanáticos do segmento e chegou a ser o grande concorrente da prestigiosa  A Gazeta Esportiva. Estou falando de um diário que teve uma força impressionante de vendas e que até hoje não teve sua história contada: Popular da Tarde.

Antero Greco, Ari Silva, Fiori Gigliotti, Flávio Gomes, Mário Moraes, Pedro Luiz, Randal Juliano e Roberto Petri. Esses são somente algumas das cobras criadas que passaram pelas páginas do POP, veículo esportivo que pertencia aos irmãos Nelo e Armando Ferrentini, donos do antigo Diário Popular. Porém, o grande nome da história da publicação indiscutivelmente é Walter Lacerda. Após passagens por diversos jornais paulistanos, o fanático são-paulino Lacerda tornou-se editor do Popular no início dos anos 70.

Antes de Walter assumir a publicação, as vendas do diário não passavam de 480 exemplares por dia. Uma série de reformas orquestradas por este consagrado homem de imprensa alavancaram as vendas do diário. Lacerda chamou profissionais conhecidos para integrar a redação e conseguiu um crescimento expressivo de vendas. Os bastidores do futebol também passaram a ser destaque no jornal. Em oito anos, a publicação passou de 480 para 135 mil exemplares por dia. O slogan do jornal (“o rumo certo no esporte”) ficou bastante famosa entre os leitores.

O bom relacionamento de Lacerda com políticos ligados ao São Paulo Futebol Clube facilitaram o sucesso editorial da nova fase do Popular. Amigo pessoal do então governador Laudo Natel, foi o jornalista quem conseguiu um empréstimo que trouxe a redação do POP da rua do Carmo para a Major Quedinho, onde ainda hoje funciona o Diário de São Paulo.

Diretor de redação da publicação, este empenhado homem de imprensa permaneceu no jornal por dez anos. Pela influência que tinha, era tido por muitos como o “dono do Popular da Tarde”. Segundo muitos de seus contemporâneos, este motivo incomodava os verdadeiros donos do jornal.

Alberto Helena Júnior, Dalmo Pessoa e Walter Abraão são outros grandes homens de imprensa que passaram pela prestigiosa publicação. Além da cobertura esportiva de todas as divisões, o Popular também publicava classificados, programação dos cinemas, televisão, horóscopo, polícia e geral. A coluna de variedades Pop Show era assinada por Arley Pereira, importante nome do jornalismo cultural brasileiro.

As vendas do Popular começaram a cair depois da saída de Lacerda. Mesmo assim, o jornal persistiu existindo durante os anos 80. O grande êxito do POP foi ser o grande concorrente de A Gazeta Esportiva na Grande São Paulo e no interior do estado durante muitos anos.

Com o passar dos anos, a história dos bastidores e das grandes reportagens deste jornal nunca foram contadas. Nem em estudo, tese acadêmica, documentário ou livro-reportagem. Parece que os anos passaram e que  uma espécie de borracha do tempo apagou toda a história do Popular da Tarde. São poucos os sites na Internet que falam sobre o jornal e sua história. Importante nome do jornalismo paulista, Walter Lacerda morreu em 2008 sem nenhum reconhecimento.

3 comentários:

Almir disse...

Olha o Popular da Tarde, meu jornal
Vem contando toda transa mundial
Olha o Popular da Tarde pra você
E quem gosta da verdade vai saber
Tudo sobre esportes, tudo que aconteceu
A opinião de quem ganhou, de quem perdeu.
Um palpite pra loteca, que legal
É o Popular da Tarde , meu jornal....
O resto eu não lembro

Anônimo disse...

Olha os comentários
Do cordão dos milionários
Que fizeram 13 pontos vamos lá

Pedro Nastri disse...

No Popular da Tarde (1978) conheci o grande Antônio Gusman e sua coluna: "20 Notícias".