sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Melhores filmes de 2009


Detesto fazer esse negócio de lista de melhores filmes do ano. Me sinto totalmente despreparado pra fazer esse tipo de coisa. Vi poucos filmes em 2009. Fiquei completamente preso ao TCC e ao trabalho. Mesmo assim, eu tinha que mandar uma relação dos melhores do ano pro amigo cinéfilo Gabriel Carneiro, editor da Zinguzinha. A lista é a seguinte:

1- Gigante
(Um dia vou pra capital uruguaia somente por causa desse filme)

2- Aquele Querido Mês de Agosto
(Não sei se devia ter colocado esse no número 1. Uma das melhores coisas que já assisti na sala de cinema. Um documentário que vira filme. Genial)

3- Hanami- Cerejeiras Em Flor
(Belíssimo filme alemão. Uma declaração de amor a família e a vida)

4- Gran Torino
(Clint é sempre Clint)

5- Apenas o Fim
(O que o cinema brasileiro precisa: gente jovem fazendo filme pra gente jovem. Chega de fazer filme pra ninguém ver)

6- Cidadão Boilesen
(Documentário extraordinário, que foge ao modo esquerdista com corrente- Eduardo Coutinho way)

7- Um Homem de Moral
(São Paulo e Vanzolini. Vale somente por isso. E olha que o Noite Ilustrada nem é citado)

8- O Lutador
(Belíssimo trabalho de Mickey Rourke)

9- Abraços Partidos
(Sublime filme de Almodóvar. Dramático sem perder a graça)

10- Bruno
(Engraçadíssimo filme que assisti por acaso depois de ter comprado ingresso para Palmeiras e Atlético Paranaense)

11- Simonal- Ninguém Sabe o Duro Que Eu Dei
(Este vi com o amigo e parceiro de todas as horas Sergio Andrade. Grande documentário que resgata a figura de Simonal)

12- Tempos de Paz
(Uma das melhores coisas que a Globo Filmes fez)

13- É Proibido Fumar
(Glória Pires em momento inspirado)

14- Alô, Alô Terezinha
(Chacrinha merecia algo maior, mas gostei principalmente pelas chacretes e por ver ídolos meus como Jerry Adriani e Agnaldo Timóteo)

15- Foi Apenas Um Sonho

(Olha, até gostei desse aqui...mas entrou pra lista porque eu precisava de um décimo quinto filme)

4 comentários:

Sergio Andrade disse...

Gostei de ver na lista Gigante, Hanami, Apenas o Fim e Simonal. Perdi o filme português (espero que entre nos melhores do Cinesesc) e ainda não vi Cidadão Boilesen. Um Homem de Moral poderia ter sido bem melhor. E uma surpresa ver o filme do Daniel Filho na lista!

Abraço!

Antonico disse...

Legal Matheus. Boa lembrança a inclusão do filme do Simonal na lista. Ainda não vi o do Chacrinha. O Gran Torino foi para mim o melhor filme de 2009 !

Meire disse...

Sim, sim, sim! Não tem jeito, Simonal tinha mesmo que estar na lista. Faltam adjetivos que descrevam o quão espetacular (e importante) é esse documentário.

E, poxa vida, estou louca-doida-maluca pra assistir Cidadão Boilesen, mas, PQP, cadê? Sumiu dos cinemas. Inacreditável. Ê, Brasil... o jeito agora é esperar o DVD.
Abraços, bem bacana o seu blog!

Eduardo Aguilar disse...

Fala Matheus!
Nem Lula, Nem Maluf, vamos fazer um filme sobre Brizola, o que acha? rsrs

Não vi nem a metade da metade da sua lista, mas ainda assim, ela me pareceu fugir da mesmice assim como a lista do Sérgio Andrade, aliás, fui ver "Hanami" por conta do Sérgio ter posto o filme como primeiro da lista dele, e acho q. se fosse fazer uma lista minha o filme ficaria na mesma posição, pois é ótimo!