sexta-feira, 30 de abril de 2010

Sonny Terry, Herzog e um pitaco


O melhor filme que vi nesse ano até agora foi Vício Frenético do cineasta alemão Werner Herzog. Quem ver esta obra-prima vai perceber que existe um excelente blues tocando em algumas cenas. Trata-se da canção Old Lost John de autoria do grande cantor e gaitista norte-americano Sonny Terry (1911-1986). A mesma canção já tinha sido usada por Herzog em seu filme Strozek (1977).

Terry ficou completamente cego aos 16 anos. Por isso, durante muito tempo sua melhor amiga foi a gaita. Seu estilo musical era o country blues, um gênero cujos arranjos são feitos somente por gaita e violão. Como os americanos preservam sua história (ao contrário dos brasileiros), é possível encontrar diversas músicas e vídeos com o gaitista no You Tube.
  
Pitaco: eu já tinha jurado a mim mesmo que não ia sujar este blog falando sobre política. Mas tem vezes que é necessário. Não tenho TV a cabo e por isso dependo do rádio para escutar a maioria dos jogos de futebol. Ontem, eu perdi uns 20 minutos do primeiro tempo de Palmeiras e Atlético-GO escutando um pronunciamento do presidente. E por quê? Porque todas as rádios foram obrigadas a transmitir o belo discurso do seu Lula. Fiquei irritadíssimo com o fato. Mas não era a esquerda brasileira que ia fazer a revolução? E agora os caras não me deixam nem ouvir o jogo no rádio! Diabo!  

Nenhum comentário: