sábado, 15 de maio de 2010

Colecionador cria blogs para homenagear atrizes dos anos 50, 60 e 70


Marivalda, Sandra Bréa, Marta Anderson, Wilza Carla. São todas atrizes com história no cinema brasileiro e que infelizmente estão esquecidas. Todas são musas do maquiador Danilo Monzillo, 39 anos. “São minhas atrizes preferidas, desde a minha infância”, explica.

Em homenagem essas vestais, Monzillo começou a fazer 4 blogs, cada um dedicado a uma atriz diferente. Dono de um grande acervo de revistas e publicações de todos os tipos, ele promete montar endereços eletrônicos para outras atrizes. “O brasileiro não tem memória”, lamenta. Violão, Sardinha e Pão não perdeu tempo e falou com Danilo. Confira abaixo trechos da entrevista.

Violão, Sardinha e Pão - Por que você pensou em fazer blogs para homenagear quatro atrizes antigas e hoje esquecidas do grande público (Marivalda, Sandra Bréa, Marta Anderson e Wilza Carla)?
Danilo Monzillo- Primeiramente porque são minhas atrizes favoritas,  desde a minha infância.  Mas acho que o motivo principal foi trazer um pouco de informação,  já que elas são obscuras e sem espaço até no mundo  virtual.  O talento de todas elas é inegável.

VSP- Você possui um grande acervo com recortes sobre elas?
DM- Sim,  sou um colecionador nato e tenho um acervo considerável aqui em casa.  Pornochanchada e outros assuntos também me interessam e novos blogs devem surgir em breve.  Também tenho um site,  onde trabalho há mais de 8 anos,  sobre a cultura underground de Londres dos anos 70 (www.theblitzkids.com).

VSP- Você pensa algum dia em expandir esse trabalho e lançar um livro sobre o assunto?

DM- Seria bem legal,  mas não sei ao certo.  Já tentei escrever um livro sobre a carreira da Wilza Carla e fui impedido pelos atuais “protetores” que dizem “cuidar” da carreira dela.  Hoje ela não tem mais memória e sua história está praticamente perdida.  O blog pode resgatar isto,  sem precisar de autorizações e outras burocracias.  O mundo virtual é mais democrático.

VSP- Você acredita que essas atrizes são injustiçadas? Por quê?
DM- Injustiçadas, esquecidas, abandonadas. O brasileiro não tem memória.

Confira aqui o endereço dos quatro blogs montados por Danilo Monzillo:

2 comentários:

pseudo-autor disse...

Quando meu primo (que é pesquisador da pronochanchada) souber desse blog ficará maluco. Bom saber que agora existe onde encontrar material sobre essas pessoas, que normalmente são excluídas da mídia quando não estão em evidência.

Cultura? O lugar é aqui:
http://culturaexmachina.blogspot.com

ADEMAR AMANCIO disse...

Sandra Bréa é a maior estrela deste País,vez ou outra a Globo homenageava no Vídeo Show,as outras estão esquecidas mesmo.