sexta-feira, 11 de junho de 2010

Os bordões clássicos de Fiori


Gigante do jornalismo esportivo brasileiro, Fiori Gigliotti tornou-se famoso do grande público por conta de seus bordões. Talvez por conta disso, um jogo de futebol narrado pelo locutor do escrete do rádio era um verdadeiro espetáculo. Listei aqui seis bordões clássicos utilizados pelo mestre Fiori durante toda sua carreira.

Abrem-se as cortinas, começa o espetáculo- Prefixo utilizado pelo locutor no momento que o jogo se inicia. Nenhum narrador tevecoragem de copiar este bordão, porque ele seria considerado um copiador do estilo de Fiori. 

Agüeeeeenta Coração- Bordão clássico que foi copiado por diversos outros narradores. Galvão Bueno da Rede Globo sempre repete este prefixo em um momento decisivo do prélio.   

Crepuuuuuúsculo de Jogo- Quando uma partida está se deslocando para seu crepúsculo, ela está se encerrando. 

Fecham-se as cortinas, termina o espetáculo- “Abrem-se as cortinas, começa o espetáculo” era utilizado quando a partida se iniciava e este quando o jogo terminava. Sempre quando se fala em Fiori este bordão é lembrado. 

O teeeeempo passa- Prefixo usado nos momentos em que o locutor dava o tempo e o placar da partida. 

Torcida brasileira brasileira, carinhosamente, boa tarde- Além de grande narrador, Fiori era um homem patriota. Por isso, ele sempre tratava seus ouvintes como “torcida brasileira”.

Nenhum comentário: