quinta-feira, 22 de julho de 2010

O que aconteceu com os times do primeiro jogo que Fiori transmitiu?

 
Imagens retiradas do site www.distintivos.com.br


Fiori Gigliotti  narrou seu primeiro jogo como locutor profissional de rádio no dia 26 de maio de 1947. A partida foi disputada entre o São Paulo de Araçatuba e Linense.

Mais de 60 anos depois, os dois times tiveram histórias completamente diferentes dentro do futebol. O Linense, conhecido popularmente como Elefante da Noroeste, continua sendo um dos principais times do interior de São Paulo. Já o clube de Araçatuba encerrou suas atividades profissionais em 1965.

Fundado em 1917, a Linense disputou o Campeonato Paulista da primeira divisão por cinco anos consecutivos (de 1953 a 57). Animados com o acesso a primeira divisão em 1952, os cartolas da equipe ordenaram que os atletas desfilassem pelas ruas da cidade montados num elefante, o mascote oficial do time. Não foi fácil arrumar o bicho. Demorou muito tempo até que um morador achasse um elefante de circo. Os jogadores então desfilaram nas principais vias de Lins em cima do elefante.

Durante seu período na primeira divisão, o clube do interior de São Paulo obteve grandes resultados. O time venceu clubes grandes como Palmeiras, Santos e Portuguesa. Mas o grande feito da história do Elefante da Noroeste foi ter goleado o São Paulo de Poy, De Sordi e Bauer por 4 a 1 em 1953. Naquele dia, Lins e região fizeram grande festa.
  
Outro fato relevante da história da Linense é o clube ter revelado o ex- meia João Campos Filho, o Leivinha, grande ídolo da história do Palmeiras e do Atlético de Madrid. No início deste ano, a Elefante da Noroeste conquistou a segunda divisão estadual e irá voltar a elite  do Campeonato Paulista em 2011.


Já o São Paulo de Araçatuba teve uma história bem mais curta. Fundado em 11 de novembro de 1948, o São Paulo Futebol Clube de Araçatuba surgiu num momento em que a cidade do interior paulista não tinha nenhum clube de peso. Então, os fanáticos por futebol do município organizaram um torneio com o chamado “trio de ferro” da capital (Palmeiras, Corinthians e São Paulo). Os tricolores venceram a competição e o clube de Araçatuba recebeu este nome. Em 1954, a agremiação alterou seu nome para Araçatuba Esporte Clube. Mesmo assim, o time acabou se extinguindo 11 anos depois. Ao todo, o SPFC de Araçatuba disputou o Campeonato Paulista profissional por oito anos jogando a segunda e a quarta divisão.

2 comentários:

Alexandre Pereira disse...

Grande Matheus ! Eu acho que você poderia inaugurar uma série publicando escudinhos de time do interior do país...

Matheus Trunk disse...

Meu grande Antonico! Poxa, seria uma honra viu. Vou pensar na sua excelente sugestão.

Matheus Trunk
www.violaosardinhaepao.blogspot.com