terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Mazzaropi, Além do Riso no Sesc Ipiranga



A linguagem cinematográfica contempla um amplo espectro de possibilidades que origina diferentes trajetórias artísticas e estilos de encenação, captação de imagens, edição etc. Esta mostra busca ressaltar a figura de Mazzaropi como diretor, produtor e distribuidor ligado ao cinema popular, trazendo um pouco da memória artística e os seus impactos, em diferentes instâncias, na contemporaneidade. Uma programação especial de atividades, composta por ambientações que recriam alguns de seus sets de filmagens, exibições de filmes, apresentações de violeiros, intervenções literárias, contações de histórias, bate-papos e cardápio temático, convida o público a adentrar no ambiente da prosa caipira, tão bem retratada em sua filmografia.

Programação de cinema e vídeo:

Dia 16/01 (quarta) ás 19h30
Exibição do longa-metragem O Puritano da Rua Augusta.
Filme comentado com a participação da atriz Elizabeth Hartmann e do escritor e montador Maximo Barro (prof. de Cinema da FAAP) ao final da exibição. Dirigido por Mazzaropi em 1965, o filme conta a história de Pundoroso, pai de família extremamente conservador, que deixa os filhos loucos com sua mania de manter a moral e os bons costumes sempre em primeiro lugar. Após sofrer um ataque do coração, nada mais vai ser como antes: ele passa a se comportar como um jovem outra vez, muda o cabelo, as roupas e até o gosto pela música. Duração: 120 min. Teatro(200 lugares).


Dia 23/01 (quarta) ás 19h30
Exibição do longa-metragem Betão Ronca Ferro
Filme comentado com a participação do pesquisador e escritor Antônio Leão e do escritor e montador Maximo Barro (prof. de Cinema da FAAP) ao final da exibição. Quando estreou em janeiro de 1971, teve um público de 2.568.475 espectadores, sendo considerado o segundo filme mais assistido de 1971. Foi produzido pela PAM Filmes e dirigido por Geraldo Afonso Miranda. O empregado (Mazzaropi) de um cirquinho mambembe tem seu emprego ameaçado depois que sua filha se casa e deixa o espetáculo. Com Mazzaropi e Roberto Pirillo. As canções "Tardes em Lindóia", de Zequinha de Abreu e Pinto Martins, "Em Busca da Paz", de Paulo Kiko e Elpídio dos Santos, "Sanfona da Véia", de Brinquinho Brioso e Raul Torres, são interpretadas por Mazzaropi. Duração:100 min. Teatro (200 lugares).


Dia 30/01 (quarta) ás 19h30
Exibição do longa-metragem Jeca Contra o Capeta
Filme comentado com a participação do cineasta Virgílio Roveda e do escritor e montador Maximo Barro (prof. de Cinema da FAAP) ao final da exibição. O famoso personagem Jeca Tatu tem de enfrentar uma rica fazendeira que faz de tudo para ter o seu amor. Em tempos do sucesso mundial do filme "O Exorcista", Mazzaropi criou uma versão tupiniquim e arrebatou multidões com o filme que foi considerado um dos maiores recordes de público do cinema nacional. Estreou em 1976, com direção de Amácio Mazzaropi e Pio Zamuner. Duração: 96 min. Teatro (200 lugares).

O Sesc Ipiranga fica na rua Bom Pastor, 822, Ipiranga. Todos os filmes e debates são gratuitos. O espectador pode retirar o ingresso gratuitamente uma hora antes do início da exibição do longa-metragem.

Nenhum comentário: