quarta-feira, 30 de novembro de 2011

O Brasil esqueceu Moraes Sarmento

Defender com unhas e dentes a música brasileira não é fácil. Diversos homens tem trajetórias importantes neste setor, mas poucos fizeram trabalhos dignos como Rubens de Moraes Sarmento (1922-1988).

Abnegado, o locutor e apresentador sempre se negou a divulgar gêneros estrangeiros. Seu programa Almoço a Brasileira marcou época na rádio Bandeirantes de São Paulo. Sempre no horário do almoço, Sarmento fez muito pela carreira de diversos artistas nacionais de real importância. Em 1980, este importante homem de imprensa começou a apresentar um programa do gênero mais maldito da música brasileira: a canção cabocla. Poucos sabem, mas sim, foi Moraes Sarmento o primeiro apresentador do Viola, Minha Viola, exibido na TV Cultura. Estudioso do gênero, tornou-se admirador e amigo pessoal de figuras centrais da nossa cultura caipira como Tião Carreiro, Tonico e Tinoco, Goiá, entre outros.

Depois, ele passou a dividir a apresentação da atração com a cantora Inezita Barroso. Há alguns anos, consegui adquirir um exemplar da rara biografia do cantor Noite Ilustrada (Noite Ilustrada de Pirapetinga para o Brasil) em um sebo em Santo André. Nas dedicatórias, estava uma assinatura do cantor mineiro para o apresentador: “A pessoa que mais me ajudou na minha carreira: Rubens de Moraes Sarmento, meu amigo. Noite Ilustrada”. Ou seja, por uma incrível coincidência da vida, eu tinha adquirido o raro exemplar que tinha sido do acervo pessoal deste importante divulgador da música brasileira.

Em dezembro, se vivo, Moraes Sarmento estaria completando 88 anos. Esperamos que a mídia e os órgãos competentes se lembrem deste defensor perpétuo da nossa cultura.

2 comentários:

Reynaldo disse...

Ola Matheus..tudo bem?
Sempre faco uma visita ao seu site, pois ele e muito interessante
O Moraes Sarmento sem duvida fez parte de grandes momentos da TV brasileira..Ele deixou saudades...Ai abaixo vai um link sobre uma entrevista com o Noite Ilustrada feita pelo site Gafieira... Abracos,um Feliz Natal e otimo Ano Novo pra voce e familia

Reynaldo disse...

Ai vai o link da entevista com o Noite Ilustrada.


http://www.gafieiras.com.br/Display.php?Area=InterviewsOpenings&Action=Read&IDInterview=2&IDArtist=2