terça-feira, 10 de abril de 2012

Cinemateca Brasileira exibe filme raro de John Doo

Terceiro módulo da mostra HORROR NO CINEMA BRASILEIRO parceria da Heco Produções com a Cinemateca Brasileira, serão exibidas cópias novas feitas especialmente para a mostra, filmes raros... IMPERDÍVEL A retrospectiva exibe, em sessões mensais às sextas, e com reprises às ...quartas, filmes representativos de um gênero narrativo que dificilmente associamos à história de nosso cinema. Inédita em São Paulo, a mostra tem curadoria de Eugenio Puppo. Em abril, em plena sexta-feira 13, as atrações são os longas-metragens Excitação Diabólica, de John Doo; O Castelo das Taras de Julius Belvedere, e Meu Destino É Pecar, de Manuel Pelufo. A mostra presta mais uma vez sua homenagem ao diretor John Doo, recentemente falecido, exibindo Excitação Diabólica em nova cópia 35mm especialmente confeccionada pelo laboratório da Cinemateca para esta ocasião.


Excitação diabólica, de John Doo
São Paulo, 1982, 35mm, cor, 86'
sex 13 meia-noite / reprise qua 18 20h30
Wanda Cosmos, Aldine Muller, Zaira Bueno, Silvia Gless
Grupo de motoqueiros metidos à machão tira onda com uma velha prostituta. Pouco depois, os três malandros são vítimas de macabros pesadelos nos quais a mulher, que tem poderes sobrenaturais, consegue se vingar da violência que sofreu, atirando-os à loucura e à morte. Fotografia de Cláudio Portioli. Do mesmo autor de Ninfas diabólicas.


Meu destino é pecar, de Manuel Pelufo
São Paulo, 1952, 35mm, pb, 72'
sáb 14 / 02h00
Antonieta Morineau, Alexandre Carlos, Ziláh Maria, Rubens de Queiróz
Jovem se casa com um viúvo, mesmo sem estar apaixonada por ele. Passa a morar com sua família e descobre que a antiga mulher do marido foi morta por cães. Aos poucos, ela começa a ficar atormentada com a suposta aparição do fantasma da morta. Primeiro filme adaptado de um texto de Nelson Rodrigues. Publicado nas páginas de O Jornal, em 1944, Meu destino é pecar é também o folhetim de estreia do escritor. Assinado sob o pseudônimo de Suzana Flag, Meu destino é pecar foi um dos maiores sucessos de sua carreira e levantou a tiragem do então fragilizado O Jornal, de propriedade do magnata Assis Chateaubriand.

O castelo das taras, de Julio Belvedere
São Paulo, 1982, 35mm, cor, 90'
sáb 14 / 04h00
Esmeralda Barros, Dorival Coutinho, Margareth Souto, Ely Silva
Ao lado de uma professora, três estudantes universitárias refugiam-se num castelo para fazer pesquisas sobre ciências ocultas. Lá chegando, a diabólica preceptora invoca no corpo de um pastor protestante o espírito do Marquês de Sade. A partir daí, as alunas são submetidas a experimentos envolvendo alucinógenos, sodomia e loucura.

Não indicado para menores de 18 anos

Cinemateca Brasileira
Endereço: largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino, São Paulo (SP)
Próximo a estação Vila Mariana do metrô

Nenhum comentário: