terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Os livros de ficção de Tony de Sousa




Assistente de direção, ator, continuísta, roteirista, líder sindical. Tony de Sousa é um nome atuante no meio cinematográfico paulista. Na Boca do Lixo, o técnico trabalhou em filmes de terceiros acumulando diversas experiências. Tony agora se arrisca na carreira de escritor. O resultado são três obras de ficção que contam a vida pessoal do autor e os bastidores de algumas produções cinematográficas. Li os três e deixo nas linhas abaixo as minhas impressões sobre as obras.



O Rei do Mundo (LCTE Editora, 2010)- Este livro nos leva a conhecer o final da adolescência e o início da vida adulta do garoto Raimundo. Suas andanças no interior do Rio Grande do Norte, o início da paixão pelo cinema, a passagem pelo exército, à chegada para São Paulo. Para os fãs de cinema, este talvez seja o volume que menos cita a Boca paulistana. Mesmo assim, uma leitura agradável e interessante.



O Perseguidor de Fantasmas (LCTE Editora, 2011)- O melhor livro escrito por Tony e uma das melhores obras literárias sobre a Hollywood paulistana. “Tony de Sousa (...) recupera a dimensão humana da Boca, com histórias saborosas que trazem à tona camadas esquecidas da vida naquela época”, escreve o professor Inimá Simões no prefácio. Ele tem razão. São treze episódios da vida profissional do autor contados num texto ágil e envolvente. Diversos cineastas e técnicos da rua do Triunfo tiveram seus nomes trocados por se tratar de uma obra de ficção. Mesmo assim, o fã de cinema mais atencioso conseguirá identificá-los. Altamente recomendável para pesquisadores e fãs do cinema da Boca.



Boca do Cinema (LCTE Editora, 2012)- Espécie de continuação de O Perseguidor de Fantasmas, este livro conta 40 episódios da vida profissional do cineasta Antoninho da Silva, alter ego do autor. Embora não esteja a altura do volume anterior, Boca do Cinema reúne algumas boas histórias sobre o início da vida profissional do autor.


Mais que destacar os livros de Tony de Sousa, VSP espera que mais obras sejam escritas sobre o Cinema da Boca.

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá Mateus, vc está fazendo falta na comunidade do Nelson que está até movimentada. Orkut ainda resiste rsrs.
Abraço,
Alfredo Ramos

Alexandre Pereira disse...

Ótima postagem meu caro. Já estou indo atrás destes livros.

Matheus Trunk disse...

Antonico e amigos: a melhor maneira de comprar os livros do Tony é pelo site http://www.tonydesousa.com.br/. Alfredo: irei passar lá qualquer hora. Abraço