sábado, 6 de julho de 2013

Filmes perdidos da Boca: O Poderoso Machão (1976)



Uma carreira interessante que começa na Boca paulistana e termina no Boca do Fome. Roberto Mauro (1940-2004) é um realizador cuja carreira ainda não foi devidamente estudada. Não que ele seja um diretor autoral ou tivesse qualquer pretensão nesse sentido. Mas Mauro foi um artesão que muitas vezes conseguia resultados eficientes. Diversos títulos dirigidos pelo diretor de descendência marroquina permanecem ignorados e fora de catálogo. Sua especialidade eram comédias deslavadas inspiradas nos filmes italianos do período. Em sua vasta filmografia, Mauro nunca dirigiu fitas com pretensões autorais. Seu negócio eram as comédias sempre com títulos de duplo sentido (A Ilha das Cangaceiras Virgens, Socorro! Eu Não Quero Morrer Virgem, entre outros). Após o fim das pornochanchadas, Roberto Mauro não se fez de rogado. Dirigiu pornôs  (como Viagem ao Céu da Boca) e uma curiosa comédia com a atriz Zezé Macedo (Etéia, a Extraterrestre em Sua Aventura no Rio).

Dentre os diversos longas-metragens dirigidos por Mauro um se destaca: O Poderoso Machão (1976). Este foi o primeiro filme com roteiro de Cláudio Cunha. O argumento lembra bem as comédias do comediante italiano Lando Buzzanca.  A história gira em torno do borracheiro Horácio (Ewerton de Castro). Sujeito tímido e recatado, ele não possui sucesso com as mulheres. Tudo isso irá mudar após ele receber uma bolada na Loteria Esportiva. Nisso, ele e o amigo Platão (interpretado pelo próprio Cláudio) irão armar as maiores confusões na cidade onde moram. Principalmente no bordel da Turca (interpretada pela genial comediante Vic Militello).

Realizado com orçamento apertado, O Poderoso Machão foi filmado inteiramente em Capivari, interior de São Paulo. Os bons resultados de bilheteria acabaram impulsionando o ator Cláudio Cunha a tornar-se diretor e produtor. Apesar disso, O Poderoso Machão é um filme que permanece esquecido.

Um comentário:

Unknown disse...

Sou de Capivari e gostaria muito de arrumar uma cópia do filme o poderoso machão, alguem sabe onde posso comprar? meu email é: geragodoy@yahoo.com.br