sábado, 15 de agosto de 2015

Gaúcho 70: diretor de produção





Foram diversas funções e cargos em produções cinematográficas. Gaúcho comenta sobre as atividades do diretor de produção, falando de sua experiência no filme A Virgem e o Machão.


Praticamente fui eu que dirigi a produção dessa fita feita em Ilhabela. Mas quem assinou foi a Georgina e o Augusto. Então, ficaram eles e eu fiquei assistente de câmera, assistente de direção, assistente disso, assistente daquilo. Levantava ás quatro horas da manhã para ir pegar pão em São Sebastião. Naquela época, não existia nem padaria na Ilhabela. Pra ter café da manhã, as pessoas tinham que ir até o continente. Acho que o Cervantes percebeu que eu ia topando as paradas mais cabeludas. Por isso, passei a dirigir produção de filmes como Como Consolar Viúvas, Noite em Chamas. Mas um que deu muito trabalho foi O Menino da Porteira, eu carreguei aquele filme nas costas. Eu e o Gonzaguinha (Luiz Gonzaga dos Santos) como assistente de direção nos empenhamos muito para que aquele filme fosse finalizado.


Olha, tudo que eu fiz tive empenho. Mesmo pegando filme lá do Nelson Teixeira Mendes, aquelas coisas bem... Porque de onde você menos espera pode sair um filme interessante. E aconteceu de onde menos esperava sair um filme interessante. Onde você ás vezes põe muitas fichas numa proposta, acaba não dando tão certo...como Noite em Chamas. Tinha um puta de um elenco, a produção foi feita no capricho e não virou assim. O outro filme do Jean Garrett que tinha tido uma renda fantástica foi o Excitação. Esse era um filme com um elenco pequeno e de produção mais barata. Mas o Excitação deu muito mais resultado na bilheteria. E era o mesmo diretor.


Financeiramente sim. O salário do diretor de produção era maior que o assistente de câmera. Mas era mais ou menos o mesmo nível dentro da equipe técnica. Um dos filmes que mais deu trabalho nessa função foi mesmo o Noite em Chamas. Nessa produção, eu já era um homem de confiança do Augusto Cervantes e por isso trabalhei nessa ocupação. Tivemos muitos conflitos porque era um elenco grande, muitos atores vinham do Rio inclusive. Quando tem muita gente sempre a vaidade acaba falando mais alto, né?

Nenhum comentário: