segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Memorial do Cinema Paulista realiza Festa do Cinema 2016

 Evento irá premiar mais de 20 personalidades da cinematografia paulista

O Memorial do Cinema Paulista irá promover a edição anual da sua Festa do Cinema no próximo sábado (dia 3/12) no Cine Olido (avenida São João, 473, centro) á partir das 15h. A festividade terá shows musicais, exibição de filmes, coquetel e distribuirá premiações para mais de 20 personalidades históricas do cinema paulista entre cineastas, atores, atrizes, produtores, críticos, professores e ensaístas. O evento é gratuito e aberto para o público em geral.

“Nosso objetivo é tornar a entidade mais conhecida. O Memorial existe com o intuito de resgatar e prestigiar a produção cinematográfica da chamada Boca”, destaca o cineasta Diomédio Piskator, presidente do Memorial do Cinema Paulista.

A Festa do Cinema se inicia ás 15h com exibição dos curtas-metragens “Festa na Boca” (1976) de Ozualdo Candeias e “Coffin Joe Born Again” (2014) de Marcelo Colaiacovo. Serão quatro blocos de pessoas homenageadas. Entre os intervalos artistas como Aldyr Carvalho, Aufra Modesto, Téo Azevedo, Roberto Luna e Jacson Santos irão se apresentar. Um dos blocos será entregue o prêmio Eder Mazini de montagem, em homenagem a memória do montador que morreu no último mês de maio. A expectativa é que o evento se encerre ás 19h com a exibição de trechos do média-metragem inédito “Babadadaboca” de Marcelo Colaiacovo.


Sobre o Memorial
O Memorial do Cinema Paulista nasceu em 2011 com o intuito de preservar a memória da produção cinematográfica paulista, em especial a produção realizada no Centro Velho da cidade de São Paulo, em torno da estação ferroviária da Luz. Na localidade, se concentravam depósitos de mercadorias a serem despachadas para o interior do estado e outras regiões do país, através da via férrea e, a partir da década de 1920, instalaram-se empresas distribuidoras e produtoras de filmes, tornando a área conhecida como a Boca do Cinema.

Inicialmente formado por cineastas, pesquisadores, críticos, jornalistas, cineclubistas, cinéfilos e estudantes de cinema, o MEMORIAL visa atender à necessidade de um levantamento sistemático da filmografia ali produzida e da disponibilização de tais dados para o público, recuperando do esquecimento uma parte importante da história do cinema paulista, marcada por filmes que levaram milhões de espectadores aos cinemas, acumularam prêmios

Um comentário:

ADEMAR AMANCIO disse...

Viva a Rua do Triunfo.