quinta-feira, 15 de julho de 2021

VSP comenta o cinema brasileiro atual: "O Amor de Dentro da Câmera" (2021)

 O Amor de Dentro da Câmera” **** (Brasil, 2021, documentário, direção: Jamille Fortunato e Lara Beck Belov), visto no Cine OP 2021

Este é um dos trabalhos mais afetivos e carinhosos que assisti nos últimos tempos. O Amor de Dentro da Câmera explora a trajetória de um casal notável da cinematografia nacional: a atriz Conceição Senna e o cineasta Orlando Senna. Ambos companheiros de vida por mais de 40 anos. De minha parte só conhecia parte da trajetória de Orlando como diretor de Iracema- Uma Transa Amazônica (1974) e pelos cargos que ocupou em órgãos institucionais. O veterano Orlando Senna também foi roteirista de diversos diretores e foi ligado ao núcleo original do Cinema Novo. Ele conta algumas histórias de sua trajetória quando ainda estudante secundário conheceu o Glauber Rocha em Salvador e também colaborou no Cinema de Invenção, o dito Cinema Marginal. Orlando Senna também possui uma ligação muito grande com Cuba onde foi um dos criadores e diretores da Escuela Internacional de Cine Y TV- San Antonio de Los Baños durante muitos anos. Essa universidade é tida como uma das melhores escolas de audiovisual do mundo. O Amor de Dentro da Câmera já vale por jogar novas luzes sobre Orlando Senna.

Mas quem rouba a cena e carrega o filme é a sua esposa: a atriz Conceição Senna. Ela é a própria alma da realização. Profissional dedicada, ela conta seus trabalhos e sua opção de não gostar de fazer televisão. “Só me chamam para fazer estereótipo de nordestina ou prostituta”, lamenta. Ela conta bastante da sua relação de décadas com Orlando: como iniciaram o namoro e o casamento que tiveram tendo o escritor Jorge Amado como padrinho. Conceição é uma figura muito pouco citada no cinema brasileiro. Ela também foi apresentadora de televisão em Cuba enquanto o esposo era um dos professores da Escuela Internacional de Cine. Bastante carismática, Conceição chama muito a atenção do espectador. Muito inteligente, ela reflete muito sobre sua vida, o cinema e os rumos do Brasil. Parece uma avó carinhosa ou uma professora que todos nós tivemos. O Amor de Dentro da Câmera é um documentário criativo e terno que nos faz conhecer mais sobre a vida desse casal notável que dedicou sua trajetória a sétima arte brasileira. Grande estreia das jovens diretoras Jamille Fortunato e Lara Beck Belov. É bom anotarmos os nomes delas porque com certeza as duas devem apresentar mais projetos num futuro breve.

Nenhum comentário: