quarta-feira, 14 de abril de 2010

12 anos sem Nelson Gonçalves (1919-1998)


No próximo dia 18 se completam 12 anos da morte do maior cantor brasileiro de todos os tempos: Antônio Gonçalves Cabral, o Nelson Gonçalves. Sem o famoso “Metralha”, a música brasileira ficou mais chata e careta. Perdemos um cantor extraordinário e um homem de personalidade forte. As duas fotos desse post foram realizadas pelo cineasta Ivan Cardoso.

9 comentários:

Adilson Marcelino disse...

Meu amigo,
Nelson Gonçalves é um dos meus cantores prediletos.
Abs

Matheus Trunk disse...

Prezado Adilson: é dos meus também. Infelizmente, os meios de comunicação não se lembraram desta data.

Alexandre Pereira disse...

E é incrível que um cantor com uma discografia enorme como o Nelson Gonçalves consegue a proeza de não ter um único disco ruim. O cara era bom mesmo.

David da Silva disse...

Meu caro Matheus Trunk,
assino embaixo que Nelsão foi, realmente, "o maior intérprete de todos os tempos" na nossa MPB.
O Adelino Moreira me contou uma passagem deliciosa deles dois. Ao apresentar o samba-canção "Fantoche" pro Metralha, o cantor disse: "Ô, Adelino, neste verso: "estava certo em sua frase o inventor", não seria melhor mudar pra: "estava certo em sua frase o pensador"? Adelino discordou. Daí, Nelsão foi se aconselhar com Mário Lago, e Mário aconselhou o Rei da Boemia gravar com a palavra "pensador".
Emputecido, Adelino foi tirar satisfação: "Olha aqui, Mário. Mexa nas suas músicas, que nas minhas mandou eu".

Matheus Trunk disse...

Prezado Antonico: ele não tem um disco ruim. Talvez os últimos dos anos 90 não sejam tão bons quanto os mais antigos, mas mesmo assim todos tem momentos brilhantes.

David: que caso saboroso. Adelino é outro personagem da música brasileira que merece todas as homenagens.

Dilberto L. Rosa disse...

Sensacional, meu caro: mais que justa homenagem ao maior cantor de todos os tempos (se não fôssemos tão "miudinhos" no mundo, a discussão não seria se Pelé ou Maradona é o melhor do Mundo, mas se Sinatra ou Nelson sria o maior cantor!)! Concordo que o Brasil se esqueceu de Nelson, ao exaltar apenas outros Mestres, como Francisco Alves ou Orlando Silva, relegando Nelson a musquinhas bregas... Longe disso: o Brasil ficou menor sem o Metralha! Abração!

P.S.: Muito bom seu 'blog' - Esporte, lembranças e mulher bonita... Parabéns!

Matheus Trunk disse...

Prezado Dilberto: agradeço os elogios ao blog. Concordo contigo: a grande questão é quem foi melhor: Frank Sinatra ou Nelson Gonçalves? Meu caro, apareça sempre por aqui.

Alex B disse...

Esse era e é o mestre supremo dos boêmios e aspirantes a. E a segunda foto, sensacional!E aí Matheus, quando a cervejada?

Matheus Trunk disse...

Meu caro Alex B: faltava seu comentário por aqui. Realmente o Nelsão é o mestre de todos nós. As duas fotos foram feitas pelo Ivan Cardoso que é um grande nome da nossa cinematografia e excelente fotógrafo.