segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Minha "entrevista" com Hugo Carvana

Em dezembro de 2003, troquei alguns e-mails com Hugo Carvana. Eu pretendia fazer um projeto chamado Revivendo Wilson Grey. Iria juntar pequenos depoimentos e entrevistas com pessoas que tinham atuado profissionalmente com Grey. Ele é até hoje o ator que mais vezes atuou dentro do cinema brasileiro. Carvana dirigiu Grey em quatro longas-metragens (Vai Trabalhar Vagabundo, Se Segura Malandro, Bar Esperança e Vai Trabalhar Vagabundo II). Particularmente, gosto muito do primeiro e do terceiro. Na época, Carvana acabou confundindo o meu nome mas mesmo assim respondeu e foi muito amável. Segue aqui o email que ele me mandou naquela ocasião:

Oi Mark
Obrigado pelas palavras carinhosas. Respondendo as suas perguntas:

Grey era uma extraorrdinária figura humana, sempre alegre e divertido com seu humor e sua simplicidade.

Como ator era um gigante. Poucos o igualavam na recriação de tipos urbanos, marginais, vagabundos , pilantras. A intuição era a sua formação e a vida nas ruas a sua ferramenta.

Fui influenciado por vários filmes dos quais ele participou.  Várias chanchadas brasileiras, por exemplo.

Nunca foi difícil dirigir Grey. Captava a essência dos seus personagens com rapidez. Depois de 200 filmes feitos, Grey não tinha mais dificuldade em compor personagens.

Uma peculiaridade de Grey era a de criar determinados trejeitos físicos que não constavam do roteiro mas que enriqueciam suas criações.

Minha admiração por ele era tanta que sempre que eu começava a escrever um roteiro pensava em um personagem para o Grey. Foi assim em Vai Trabalhar Vagabundo em que êle fazia um bookmaker que perseguia o Dino cobrando uma dívida; no Se Segura Malandro em que ele fazia o ascensorista do elevador sequestrado por Lutero Luiz; no Bar Esperança em que ele era o jornalista que anunciava a todo o momento que a cidade ia submergir na merda; no Vai Trabalhar Vagabundo II em que ele um jogador de pôquer. Infelizmente ele já não estava mais entre nós para fazer O Homem Nu.

Bom trabalho!
Um abraço

Carvana

Para colher mais depoimentos, mande um recado pela lista cinemabrasil assinada por vários cineastas. Quase todos fizeram filmes com Grey.

Nenhum comentário: