quarta-feira, 31 de julho de 2019

HOJE SERIA SEU ANIVERSÁRIO. ONZE MESES SEM O AMIGO ALFREDO STERNHEIM


Muito tempo que trago no sangue comigo
A febre de uns senhores que são meus amigos

Há muito que eu os escuto e entrevisto
Eu só sei entrevistar

O cara entrevistou o Fritz Lang. Foi amigo pessoal de Rubem Biáfora. Frequentou o apartamento do Khouri na Martins Fontes. Dirigiu inúmeros longas-metragens. Uma vida dedicada ao cinema paulista e brasileiro. Crítico que destacou o cinema oriental. Combativo, corajoso, inteligente, sensível. Onze meses sem ele. Canal Brasil, Cinemateca Brasileira, MIS e todos os demais não fizeram uma nota, uma mostra, uma homenagem, um nada. Eis as instituições culturais de um país colonizado. A dor na consciência fica pra vocês.

3 comentários:

Garimpeiro de memórias disse...

Engraçado você criticar estas instituições culturais e cometer o mesmo equívoco: não existe nenhuma nota neste blog, comentando o falecimento do grande Fauzi Mansur.
É triste este desprezo das instituições culturais com algumas figuras importantes para a história do cinema, como o Alfredo.

Matheus Trunk disse...

Prezado Garimpeiro, seguem as respostas ao seu questionamento:

1)- Não sou homem de me esconder em pseudônimos. Assino tudo com meu próprio nome.

2)- Nem o senhor Jesus Cristo agradou a todos os seres humanos. Inclusive foi morto e crucificado; não pretendo agradar a todo mundo nobre "Garimpeiro".

3)- Tenho serviços prestados e ajudei no final de vida de diversos personagens do cinema paulista. Pergunte para as famílias deles. Não sei quais serviços você prestou ou se fez algo na vida além de reclamar e se esconder em pseudônimo.

4)- Eu escrevi sobre o Fauzi no Facebook esqueci de colocar aqui. Eu conheci o Fauzi pessoalmente. Ele era discreto e sempre foi assim. Não gostava dos holofotes.

5)- Agradeço sua intervenção. Passe bem. Abraço, Matheus Trunk

Garimpeiro de memórias disse...

Prezado Matheus,

1) Já assinei muito com meu nome e de nada valeu. Para a internet somos apenas um número de IP. Do que adianta assinar com meu próprio nome, se ele vai passar por alguma prov(oca)ação. Não faria a menor diferença me revelar. Não fiz nem 0,5% do que você fez para o cinema brasileiro e principalmente para o cinema paulista. Aliás não fiz nada para o cinema, além de ver e admirar quem fez. Se é de teu interesse, meu nome é Alex. Mas quantos Alex existem por aí?

2) Você muito me agrada. Tanto que você é a fonte mais confiável que eu uso para informações da Boca do Lixo e do Cinema Paulista. E concordo contigo em relação ao descaso das instituições, mas Alfredo infelizmente não é o único nome que foi esquecido pelas mesmas. E também acho que dentro da homenagem do Alfredo caberia uma outra para o Fauzi, só isso.

3)Sei muito bem quem você. Você dispensa qualquer apresentação, se tratando de cinema paulista. Inclusive tenho os seus dois livros(Coringa do Cinema e Dossiê da Boca). Não sou troll, um inimigo e um cara que só reclama atrás do pseudônimo, muito pelo contrário admiro muito seu trabalho e além do mais você foi único nesta terra que homenageou o grande Rodrigo Montana(coisa que ninguém fez, só você). Só quem viu Rodrigo Montana em vida sabe o quanto ele foi desvalorizado, menosprezado e ignorado. Mas você resgatou outras grandes figuras, como o Gaúcho. Espero que resgate de outros, que estão fadados ao total esquecimento.

4)Só achei estranho não fazer uma homenagem a altura do Fauzi em seu blog. Além do mais sei que vocês se conheciam pessoalmente. Aliás achava que vocês eram amigos.

5)Perdão por ter sido ríspido contigo, não era minha intenção. Fiquei muito chateado em saber da morte do Fauzi meses depois. É que eu vejo seu blog toda semana e entendo que as redes sociais sempre tem a prioridade da informação. Agradeço por me responder. Forte abraço. Ótimas vibrações pra você! Torço para que continue sendo sempre um dos maiores pesquisadores de cinema paulista!