domingo, 15 de novembro de 2020

VSP nas eleições 2020: entrevista com Waldir Júnior, candidato a vereador do PSD

 

O empresário Waldir Júnior, 43 anos, é candidato do PSD (Partido Social Democrático) a vereador da cidade de São Paulo. Seguem as perguntas e respostas ao questionário.


VSP- Como surgiu a ideia de você ser candidato a vereador?

Waldir Júnior- Estou há dez anos trabalhando e conhecendo os problemas da cidade de São Paulo. Em 2018, saí candidato a deputado estadual e tive 19.644 votos. Esse fato me legitimou a sair candidato a vereador agora dois anos depois em 2020.

 

VSP-  Quais são os seus principais projetos?

WJ- São várias frente aos diferentes assuntos que um vereador deve cuidar. Um dos pilares do meu plano de governo será a valorização do trabalho do professor. Faremos isso com valorização profissional e financeira dos professores, contratação de auxiliares de sala, auxiliares de enfermagem, investimento na formação e um plano de evolução na carreira.

Outro pilar da minha ideia como vereador é o Plano Habitacional. A cidade de São Paulo necessita de um plano habitacional para as pessoas de baixa renda. Faremos isso diminuindo o valor das prestações da Cohab.

O projeto mais inovador do meu plano de governo talvez seja o Cartão Paulistano. O eleitor que solicitar algo em nosso gabinete receberá em sua residência o cartão paulistano. Através deste cartão, o eleitor poderá acompanhar o andamento de sua solicitação por meio do QR Code disponível. Dessa maneira, o eleitor poderá acompanhar com transparência a destinação dos recursos das nossas emendas parlamentares e em tempo real acompanhará nossas votações em plenário. Queremos a Câmara dos Vereadores mais próxima dos cidadãos. Assim podemos cuidar de pequenas coisas como a pavimentação e sinalização das ruas e avenidas, fiscalizando e cobrando as melhorias necessárias em seu bairro.

Já o Cartão Educador é pensado exclusivamente para os profissionais de educação. Eles poderão solicitar algo em nosso gabinete e receberá em sua casa um cartão para o educador. Através deste cartão, os professores poderão acompanhar o andamento de sua solicitação por meio de um QR Code. Acompanhará a destinação do recurso de emendas parlamentares e em tempo real acompanhar as votações em plenário.

Na área da educação, outra proposta minha é o aumento da permanência das crianças nas creches. Os pais não precisarão passar pelas dificuldades de conseguir vagas nas EMEIs. As crianças sairão das creches direto para o primeiro ano do ensino fundamental I. O atendimento será para crianças recém-nascidas até os cinco anos proporcionando aos pais comodidade e segurança. As famílias não precisarão pagar meio período de cuidadores e irão proporcionar as crianças maior estabilidade. O “Segurança nas Escolas” pretende padronizar na cidade a sinalização de pelo menos uma vaga para o transporte escolar, viabilizando a segurança das crianças no embarque e desembarque.

Sou da região da Aclimação e o bairro necessita de obras urgentes viabilizando combater as enchentes. Uma das minhas prioridades é o Parque da Aclimação. Trata-se de uma das maiores áreas verdes do centro da cidade e é o coração do bairro. É necessária uma reforma urgente no campo de futebol. Pretendemos dar vida nova ao lago desse parque que hoje se encontra completamente destruído. Pretendo auxiliar na manutenção e zeladoria do parque oferecendo equipamentos adaptados para deficientes. O nosso objetivo é incluir esse tipo de equipamento em todos os parques da cidade de São Paulo. Outro bairro que pretendo atuar é na Cidade Tiradentes, extremo leste da cidade. Minha prioridade lá é lutar pela instalação de uma unidade do SESC promovendo lazer, esporte e cultura para toda a população local. Dessa maneira, também iremos valorizar a região. Os cidadãos do bairro não precisarão sair dessa área da cidade para terem acesso a atrações culturais.

Outro projeto que quero implementar no Cidade Tiradentes é a finalização do Monotrilho Cidade Tiradentes. A chegada desse transporte público ao extremo leste irá proporcionar mais um meio de transporte e melhorar a área econômica da região.

Na área da segurança pública, uma das minhas prioridades é o Operação Delegada. Esse projeto já existia no governo Gilberto Kassab quando o Andrea Matarazzo era secretário de Coordenação das Subprefeituras. Ele realizou um trabalho excepcional. Irei proporcionar aos policiais militares uma valorização financeira, dando segurança aos comerciantes e a população em geral. Haverá um combate intensivo do comércio informal. Os policiais militares devem ser vistos como agentes da população.

Estamos no meio de uma pandemia e muita gente ficou desempregada. O projeto Zeladores de Praças tem como função social proporcionar capacitação e oportunidade de trabalho para pessoas desempregadas com baixa renda. O objetivo é a conservação de praças e espaços públicos, oferecendo lazer com plenas condições de uso.

Um problema que encontramos nos bairros de periferia são os pancadões. Iremos combater esses eventos dando segurança e propiciar maior sossego a população. Garantindo ao jovem cultura e lazer de forma organizada diminuindo a violência.

Para o pessoal da terceira idade, um projeto inovador é o Centro de Convivência do Idoso Fragilizado. Realizaremos atendimento gratuito para idosos que necessitam de acompanhamento de saúde. Os profissionais presentes ali serão qualificados para o atendimento e o desenvolvimento de atividades laborais. Para as refeições dos idosos serem balanceadas, teremos nutricionistas especializados para acompanhamento diário. São ações que irão dar mais empregos e estabilidade para os bairros.

Meu projeto para a área de comércio é o “Comerciantes Pedem Socorro”, facilitando linhas de crédito aos comerciantes com um plano de ajuda para reabertura dos comércios na cidade de São Paulo.

Criaremos um Hospital Veterinário Público para os animais domésticos. Existirão um hospital da prefeitura para diversos bairros aumentando o número de atendimentos com internação e medicação. Dessa maneira, também iremos gerar empregos para veterinários e outros trabalhadores.

 

VSP- A falta de debates televisivos para o Executivo prejudicou os candidatos a vereador?

WJ- Com certeza prejudicou. Os candidatos precisam apresentar suas propostas para a população. Tudo isso acaba impossibilitando os cidadãos a conhecerem as diferentes candidaturas nas eleições.

 

VSP- Por que o PSD? Qual é a sua avaliação da candidatura do Andrea Matarazzo?

WJ- Eu escolhi o PSD por ser um partido de centro e sendo uma legenda que proporciona oportunidade para os mais novos que estão ingressando na política. O Andrea Matarazzo é a pessoa mais preparada para assumir a cidade de São Paulo. Possui experiência no legislativo e no Executivo.

 

VSP- O Andrea Matarazzo sempre teve uma atuação ligada ao centro da cidade. Você tem projetos para essa área de São Paulo?

WJ- Sim. O problema maior do centro é a Cracolândia. Portanto, precisamos investir pesado no social e um dos meus projetos para o centro é a volta da operação delegada. Trata-se de algo inovador e que vai ajudar muito a essa região da cidade ser mais

 

VSP- O PSD é um partido associado a gestão do prefeito Gilberto Kassab. Algum projeto daquela época será reincorporado se você for eleito na Câmara de Vereadores?

WJ- Com certeza. Iremos resgatar e voltar com projetos inovadores daquela gestão como o Operação Delegada, projeto zeladores de praça e implantação de novos hospitais veterinários.

 

VSP- Qual é a sua avaliação das medidas do governo estadual e municipal de São Paulo frente a pandemia do Coronavírus?

WJ-  Horrível. Não houve planejamento nem estratégia. Se o objetivo era manter as pessoas em casa, o governo tinha que instalar hospitais de campanha nos extremos da cidade e não três hospitais na região

 

VSP- Quais estão sendo as principais dificuldades da sua candidatura?

WJ- A maior dificuldade está sendo a disputa desleal com os parlamentares que estão no poder. Eles tem muito mais verbas e a concorrência acaba sendo completamente desigual.

 

VSP- Qual é a sua expectativa e do PSD para as eleições de 2020?

WJ- A primeira é levar o Andrea Matarazzo para o segundo turno e fazer uma boa chapa de vereadores!