domingo, 25 de novembro de 2012

Filme raro de Khouri é exibido na Cinemateca



Realizada em parceria com a Heco Produções, a retrospectiva HORROR NO CINEMA BRASILEIRO exibe, em sessões mensais às sextas, e com reprises às quartas, filmes representativos de um gênero narrativo que dificilmente associamos à história de nosso cinema. Inédita em São Paulo, a mostra tem curadoria de Eugenio Puppo. Abrindo a programação de novembro, um raro filme de Walter Hugo Khouri, As filhas do fogo, segunda experiência do diretor no cinema de terror – já presente nesta retrospectiva com a cópia nova de O anjo da noite. Com excelentes atuações de Selma Egrei e Serafim Gonzalez, O anjo da noite conta a história de duas moças que conhecem uma parapsicóloga que tem por hábito gravar as vozes dos mortos. Música de Rogério Duprat, habitual colaborador de Khouri. Em seguida, é a vez do mestre José Mojica Marins aterrorizar a madrugada, com exibição da obra-prima Esta noite encarnarei no teu cadáver, o segundo filme de seu mítico personagem Zé do Caixão. Um dos principais filmes do gênero no Brasil, a continuação de À meia-noite levarei sua alma retoma a busca do personagem pela “mulher superior” para gerar seu filho. Inventivo e audacioso, Mojica apresenta uma das sequências mais icônicas de nosso cinema: um inferno gelado, filmado à cores. As filhas do fogo será exibido em nova cópia 35mm, confeccionada pela Cinemateca para esta mostra.
CINEMATECA BRASILEIRA
Largo Senador Raul Cardoso, 207
próxima ao Metrô Vila Mariana
Outras informações: (11) 3512-6111 (ramal 215)
Ingressos: R$ 8,00 (inteira) / R$ 4,00 (meia-entrada)
Maiores de 60 anos e estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas têm direito à entrada gratuita mediante a apresentação de documento.
PROGRAMAÇÃO
30.11 SEXTA
SALA CINEMATECA BNDES
24h00 | AS FILHAS DO FOGO
05.12 SÁBADO
SALA CINEMATECA PETROBRAS
02h00 | ESTA NOITE ENCARNAREI NO TEU CADÁVER
05.12 QUARTA
SALA CINEMATECA PETROBRAS
20h30 | AS FILHAS DO FOGO
As filhas do fogo, de Walter Hugo Khouri
São Paulo, 1979, 35mm, cor, 95’
Paola Morra, Karin Rodrigues, Rosina Malbouisson, Serafim Gonzalez, Selma Egrei
Moça chega para visitar uma amiga que vive em casarão no campo, onde acabam conhecendo mulher mais velha que vive na vizinhança. Esta lhes revela que costuma gravar vozes de pessoas mortas e mostra a uma delas alguns de seus registros em áudio, deixando-a assustada. Impressionante história de fantasmas, com momentos ao mesmo tempo apavorantes e sutis.
sex 30 24h00 | reprise qua 05 20h30
Esta noite encarnarei no teu cadáver, de José Mojica Marins
São Paulo, 1967, 35mm, pb/cor, 107’
José Mojica Marins, Roque Rodrigues, Nádia Tell, William Morgan, Nivaldo de Lima
Zé do Caixão continua na busca obsessiva da mulher ideal, capaz de gerar o filho perfeito. Auxiliado pelo fiel criado Bruno, ele rapta seis belas moças e as submete às mais terríveis torturas. Porém, ele acaba matando uma mulher grávida e, atormentado pela culpa da morte de uma criança inocente, sofre pesadelo no qual é levado para um inferno gelado.
sáb 01 02h00

2 comentários:

Rodrigo 1176 disse...

Oi Matheus; e por falar em raridade, o Canal Brasil prometeu para dezembro dois filmes raríssimos: Tiradentes o márti r da indepêndencia ( 1977) e Os Pankekas e o calhambeque de ouro (1979),vamos torcer para que seja verdade.Um abraço! Valeu!

Matheus Trunk disse...

Oi Rodrigo: que notícias animadoras. Quero muito ver Os Pankekas há muito tempo, é um filme muito curioso. Valeu